A importância da Gestão do Conhecimento nas empresas

A importância da Gestão do Conhecimento nas empresas

Por Rodrigo Recchia*

É fato que não são somente os processos organizacionais ou a própria tecnologia tornam uma empresa competitiva. O capital intelectual é o que difere uma organização dinâmica e criativa de uma estática e burocrática.

A gestão do conhecimento, presente em uma organização, auxilia na disseminação, no controle e no acesso a um gerenciamento integrado das informações através de distintas formas. Logo, favorece o uso adequado da tecnologia, ou seja, dos softwares e das máquinas utilizadas pelas empresas, de modo a aprimorar a capacidade da organização em mobilizar conhecimentos e, consequentemente, promover melhorias em seu desempenho.

Vantagens da Gestão do Conhecimento

Uma das grandes vantagens da gestão do conhecimento é a estruturação das atividades organizacionais, uma vez que o conhecimento difundido entre todas as pessoas atuantes na empresa facilita a implantação de metodologias e processos, beneficiando a tomada de decisões e tornando o processo produtivo mais eficaz e competitivo.

As vantagens de uma empresa que busca extrair o melhor de seus funcionários são inúmeras. Voltando-nos para a Tecnologia da Informação, é notório salientar que só haverá meios eficientes, na transformação de dados em informações relevantes, se o uso da tecnologia, na obtenção e análise destes dados, for feito de forma adequada e por um grupo de pessoas capacitadas. Este é, portanto, apenas um exemplo do valor que o conhecimento de uma pessoa pode agregar aos negócios de uma empresa.

Equipes multidisciplinares e objetivos atingidos

Com a implantação da gestão do conhecimento, a comunicação e o relacionamento entre as equipes tornam-se mais interativos. Há, assim, menos barreiras comunicacionais, de maneira a propiciar a formação de equipes multidisciplinares, as quais trabalham na geração da inovação necessária para que uma empresa torne-se sempre mais dinâmica e produtiva.

Incentivar a discussão em grupo, a criatividade, difundir o conhecimento, registrar e divulgar as lições aprendidas, bem como expor as ideias de forma horizontalizada faz com que a empresa gere conhecimento e inovação, atingindo assim suas metas e objetivos.

Deixe uma resposta

Seu email não foi publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>